skip to main |
skip to sidebar
IMPÉRIO BIZANTINO
Esta divisão apresentada no mapa, acontece quando Luís, o piedoso divide o império bizantino para os seus três filhos.
- A formação deste império teve inicio quando Constantino transferiu a capital do império para Bizâncio (séc. IV). Em 395, Teodósio dividiu o Império Romano em duas partes, que entregou aos seus filhos Arcádio (Ocidente) e Honório (Oriente).
- Em 476, o soberano Odoacro (chefe guerreiro bárbaro) derruba o último imperador do Império Romano do Ocidente – mas o I.R do Oriente não se abala com o fato.
- A partir disso, a porção Ocidental passa por um processo de ruralização – a Oriental permanece urbana, com um poder central forte, consolidado na figura do imperador.
- O Império Bizantino durou aproximadamente um milênio, sua vida urbana era fundamentada no desenvolvimento comercial. A estrutura social das cidades era composta pela aristocracia urbana (membros da corte, grandes proprietários e altos funcionários) pelos artesãos e pequenos comerciantes e pela numerosa camada de trabalhadores semi-livres e alguns escravos.
- O imperador detinha o poder militar e religioso.
- Os habitantes se diferenciavam inicialmente pela origem: grega, romana, armênia, judaica, persa, etc. e a igreja buscava a unificação de crenças e costumes como forma de coesão.
- O choque de interesses entre a Igreja do Império Bizantino (comandada pelo imperador) e a Igreja Romana (comandada pelo papa) fez com que uma não reconhece-se a autoridade da outra. Em 1054 ocorreu o rompimento definitivo entre as duas igrejas – conhecido como Cisma do Oriente.
- A urbanizada e rica Bizâncio passa a ser assediada por árabes e turcos, que vão destruindo seu poderio até a conquista final em 1453.
Nenhum comentário:
Postar um comentário